• Drisana Holland

VOLUNTARIADO NO HOSTEL CAIÇARA?

Atualizado: Mar 13

Você já pensou em viajar sem gastar dinheiro com a hospedagem? Trocar seu trabalho por moradia é uma pratica que vem ficando cada vez mais aceita no Brasil, bastante famosa em outros lugares do mundo o voluntariado chegou pra ficar, aqui vamos te explicar como isso funciona e oque você precisa fazer para viajar assim.










Oque é voluntariado ou Volunturismo?

O voluntariado tradicional é definido como um trabalho de forma voluntaria, ou seja não remunerada, em que uma pessoa física presta a uma entidade pública ou instituição privada de fins não lucrativos, com objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social. Viajar voluntariando incialmente era uma pratica feita principalmente para ajudar lugares necessitados com mão de obra voluntaria e embarcar em uma viagem de cunho social e cultural muito forte, onde se aprende e se doa e todo instante, conhecendo uma nova cultura e na maioria das vezes um novo pais.

A ideia foi mudando de forma e hoje viajar voluntariando ganhou uma nova versão, em que além de abranger projetos de cunho sociais e culturais começou a incluir uma forma mais bruta de voluntariar, trocando seu tempo de trabalho pelo serviço que determinada empresa presta. Na maior parte das vezes esse serviço é o de hospedagem, então você trabalha um quantidade x de horas semanais em troca você pode pernoitar por x quantidade de tempo naquele hostel, camping, pousada ou hotel.

Você com certeza deve ter conhecido alguém que viajou assim, na internet é possível encontra-los no Instagram, geralmente os que conquistaram um maior engajamento permutam os serviços pelo seu trabalho de divulgação no meio digital. É possível trocar qualquer trabalho por estadia, trabalhos manuais, digitais, administrativos entre muitos outros.



Como se voluntariar ?


Nós utilizamos uma plataforma única e muito bem preparada chamada WordPackers, que conecta as pessoas buscando um lugar para voluntariar e um local - que é chamado de anfitrião- que quer receber voluntários. Ela cobra uma taxa anual para adesão e você utilizar em quantos locais quiser, é seguro pois ela te da todo o suporte necessário, tanto para escolher os lugares certos pra você, como para te ajudar em caso de algo dar errado. Pela Wordpakcer você pode ver com clareza a vaga para qual esta se aplicando, a quantidade de horas semanais que o estabelecimento pede, o tipo de trabalho, oque é oferecido em troca.


Existem também os viajantes que optam pela cara e a coragem, e vão conversando e oferecendo seu serviços para os lugares que estão em sua rota de viagem, as vezes contatam por meio digitais, as vezes presenciais. Existe alguns lugares que oferecem uma ajuda de custo em troca de uma carga horaria semana mais cheia, isso pode compensar em caso se viajantes que queiram uma experiência mais duradoura, assim podem viajar durante um mês sem gastar praticamente nada.



Qual tipo de trabalho que o Hostel Caiçara pede?


As funções vão geralmente entre limpeza e recepção, na limpeza cuidamos de trocar as roupas de cama, limpar os quartos e áreas externas, trocar o lixo entre outras tarefas manuais.

Já na recepção lidamos diretamente com o publico, fazendo check-ins, check-outs, atendimentos dentro dos padrões e fazendo reservas direto em nosso sistema. Na vaga de recepção é um trabalho com um pouco mais de processos, que exige muito mais mentalmente do que fisicamente.

Caso o voluntario possua alguma habilidade especifica tentamos encaixar o seu trabalho com oque ele pode oferecer de melhor, lembre-se sempre de ressaltar suas qualidades. Um exemplo, você é um professor de yoga, porque não trocar sua estadia por aulas para a equipe e hospedes? Para o estabelecimento seria um ótimo diferencial e você continuaria fazendo oque ama.

Mas lembre-se que é trabalho como qualquer outro tipo, quando você inicia o seu treinamento a sua responsabilidade é a mesma que qualquer membro da equipe, é preciso ter responsabilidade e saber que o voluntariado é uma troca, onde você vem para somar em algo positivo para o lugar e em troca vive uma experiência única proporcionada pelo estabelecimento.


A quantidade de horas semanais é definida em cada vaga especifica, mas a media semanal é de 28 horas, assim sobra bastante para o viajante fazer o essencial: conhecer o destino, aproveitar a viagem e se divertir. Sempre respeitando os limites do hostel e sua responsabilidades, pois apesar que ter apenas essas horas de trabalho o tempo inteiro você mora no estabelecimento, então é importante saber respeitar o local e vestir a camisa em tempo integral.


Possuímos desde o começo uma equipe muito familiar, composta pelos socios e pela familia próxima, quando vier voluntariar conosco você estará por algumas semanas fazendo parte dessa familia, muitos voluntários fazem amizades duradouras e para vida durante sua jornada conosco. Basta estar com o coração aberto.




Quem costumamos receber ?


Viajantes, nômades, estudantes de férias, mulheres e homens de férias do trabalho, exploradores do Brasil, alguns buscando um recomeço, pessoas que gostam de vivenciar a cultura local, nômades, pessoas que tiraram o ano sabático, ou seja, todo mundo.

Viajar é para todos e servir é uma paixão, porque não juntar o útil ao agradável e proporcionar uma oportunidade diferente de viajar para as pessoas e ao mesmo tempo ganhar um mar de vantagem para nossos hospedes, que sempre irão conhecer pessoas de lugares diferentes, que amam viajar e estão felizes servindo.


Na hora da seleção olhamos o histórico e as avaliações anteriores, muitos já voluntariam antes e é importante pra gente saber como foi, também levamos muito em consideração a a apresentação pessoal e o quão completo está o perfil, aqueles que preenchem o vídeo de apresentação e colocam uma boa descrição sempre ganham uns pontinhos. Idade, sexo e cor não faz muita diferença pro Hostel Caiçara na hora da escolher o voluntario, e sim se a viagem tem um proposito significativo e esse proposito bate com a vibe que oferecemos.


Como você pode vir ?


Basta se cadastrar na plataforma do worldpackers, eles cobram uma taxa para uso da plataforma, mas vale super a pena pela segurança que fornece, lá você encontra o Hostel Caiçara e diversos locais no mundo inteiro que praticam essa forma de voluntariado, a taxa é anual e você pode viajar para quantos lugares quiser durante o período de assinatura. Por resguardo e segurança recomendamos o uso da plataforma e optamos por trabalhar exclusivamente por ela, então não adianta nos mandar seu curriculo com todas as suas habilidades, raramente aceitamos voluntários por fora da plataforma, a não ser em casos muitos específicos de permutas para divulgação ou meio artístico.


Oque oferecemos ?

Acreditamos que viajar é para todos, e que uma boa vivencia pode mudar sua perspectiva de mundo, por isso acatamos o voluntariado como muito carinho, enxergamos nele uma forma de troca, onde ambos saem ganhando. Nós podemos oferecer toda um vivencia recheada de amizade, passeios, rapeis, cultura e muito paraíso em troca cada voluntario deixa o Hostel um pouquinho melhor ao sair.


Oferecemos hospedagem em quarto da equipe com banheiro externo, uso da cozinha completa, internet, bicicletas para uso da equipe, acesso a passeios e atividades do MaresiasTur.





233 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo