• Drisana Holland

São Sebastião,qual é o destino?

Atualizado: há 2 dias

Muita gente conhece Maresias, a praia mais famosa do Litoral Norte de São Paulo, fácil e acessível para quem vem de vários pontos do estado. Mas você conhece a cidade que abriga essa praia maravilhosa? Você conhece o outro lado de São Sebastião ? Resumimos algumas informações que você precisa saber antes de fazer as malas e vir conhecer esse paraíso.


Rua da praia, São Sebastião

São sebastião é uma das cidades mais antigas do litoral norte contando 518 anos desde o dia em que foi descoberta. Antes da colonização portuguesa a região era ocupada por índios Tupinambás e Tupiniquis, sendo a serra de Boiçucanga uma divisa natural das terras das tribos que possuíam uma rivalidade entre si, hoje você pode visitar o que restou da cultura indígena na Aldeia Rio Silveiras na divisa de Bertioga com São Sebastião. Além de Bertioga a cidade também faz fronteira com caraguatatuba e dá entrada a Ilhabela.


Ilhabela costumava fazer parte de São Sebastião e já havia tentado uma emancipação em 1806 quando se tornou a Vila Bela da Princesa, mas em 21 de maio de 1934, o governo paulista realizou, uma reestruturação na divisão territorial do Estado e extinguiu 18 pequenos municípios, entre eles o de Vila Bela da Princesa (cujo nome já havia mudado para Vila Bela), que voltou a integrar o território da Vila de São Sebastião. A extinção do município foi revogada em 5 de dezembro de 1934. Por imposição do governo de Getúlio Vargas que baixou o decreto federal nº 2140, o nome de Vila Bela mudou, a partir de 1 de janeiro de 1939, para Formosa. Inconformados, os moradores iniciaram um movimento popular contra o novo nome até que, em 30 de novembro de 1944, o governo estadual baixou o decreto nº 14334, mudando o nome do município, a partir de 1 de janeiro de 1945, para Ilhabela. Que finalmente teve sua emancipação concluída e possui algumas das praias mais bonitas do Brasil.


Praia da Feiticeira em Ilhabela. Foto por: Valdiney Pimenta


A cidade abriga cerca de 32 praias, bairros e vilas por toda a costa, que é praticamente dividida pela população local como Costa Norte ( toque toque ao centro ) e Costa Sul ( Toque toque pequeno a Boracéia ). O centro histórico da cidade fica na costa norte concentrando alguns pontos turísticos importantes. Muita gente não sabe, mas existem opções de passeios de cunho histórico e cultural em São Sebastião, temos o CityTur no centro histórico, que mostra toda a evolução da Vila de São Sebastião até se tornar uma cidade, contanto com prédios tombados e ruas características, o centro proporciona um passeio bem gostoso. Além disso em breve se poderá visitar o Sítio Arqueológico de São Francisco, uma das fazendas de tráfico de escravos mais antigas da região, povoada de história, marcos e lendas.


Igreja Matriz Centro Historico

Cada uma das 32 praias que São Sebastião abriga contém um bairro ou como chamado pela população um Sertão, que não passa de uma continuação das ruas no sentido do continente, existem muito mais moradores locais do que a gente imagina. Algumas praias possuem um bairro melhor desenvolvido com escolas, bancos e comércios como Boiçucanga, que virou praticamente o centro comercial da costa sul. Outras são mais recheadas com condomínios e casas de veraneio, como a praia da Baleia, que concentra uma grande quantidade de mansões milionarias. Já Maresias a queridinha da costa sul conta com suas ondas lendarias, codominio, uma gama de hostels, hosteis pousadas e restaurantes, trilhas e mirantes de facil acesso, não possui bancos nem caixa eletronico, mas praticamente todos os estabelenciametos - até mesmo os vendedores de areia - aceitam cartão.


Trilha dos Mirantes, Maresias

São Sebastião é um destino imperdivel e muito mais perto do que você imagina, então já comece e planejar sua proxima viagem para o litoral norte, seja um bate volta, um fim de semana ou um pacote completo. Aqui tudo vale a pena. Te vejo em breve.

0 visualização

Situado à apenas alguns passos da areia branca e a água cristalina da praia de maresias, o Hostel Caiçara é a melhor opção de onde ficar, para seus dias no litoral norte. Em frente a praia, com bicicletas exclusivas e varias opções de passeios para cachoeiras, mirantes e esportes radicais, o hostel tem capacidade para 26 pessoas distribuídas em confortáveis quartos coletivos e suítes privativas!

 

Com certeza oferecemos a melhor experiencia de São Sebastião. Hostel Maresias.

© 2020 por Thiago Bertassoni.

para perguntas, orçamentos e reservas:
(12) 99714-1427 / 3865-6324

O Hostel Caiçara está localizado na praia de Maresias,

Av. Francisco Loup, 500

São Sebastião, SP 11628-115 / hostelcaicaramaresias@gmail.com