• Drisana Holland

LIBERAÇÃO DA PRAIA DE MARESIAS

Atualizado: há um dia


A praia mais badalada do Litoral Norte foi liberada para receber viajantes e turistas e já está aberta ao público. Veja as novas formas de aproveitar a praia durante a pandemia e entenda a situação atual de São Sebastião.





O que muitos tem nos perguntado desde que anunciamos a reabertura é se as praias do litoral norte vão reabrir e como vai funcionar essa flexibilização. Quais são as atividades permitidas na praia e em quais condições se deve voltar a frequentar esse paraíso. São Sebastião abriga 32 praias em seu território, e todas elas foram flexibilizadas para uso individual no começo de julho, o decreto permitia o uso consciente da areia para esportes individuais, caminhadas e mergulhos. Não foi permitido o uso de guarda sois e não foi incentivado a pratica de banho de sol para evitar aglomerações ao longo da praia. Mas essa medida foi apenas utilizada no primeiro momento da pandemia, depois disso foi liberado o serviço de praia e o empréstimo de cadeiras e guarda sois.


Na fase vermelha que começa em todo o estado no dia 06 de março algumas mudanças vão ocorrer, o serviço de praia não ira funcionar, restaurantes irão operar apenas com delivery e não será recomendado circular durante a noite.


São Sebastião é considerado um dos melhores destinos de praia e sol de São Paulo e iniciou a retomada de forma segura e gradual no mês de Junho, líder em isolamento social, com uma baixa taxa de letalidade e taxa de ocupação dos leitos da UTI sempre abaixo dos 70%. Depois do estado retornar a fase vermelha mais uma vez na virada do ano, a cidade de São Sebastião retorna a fase laranja e o comercio reabre as portas com restrições e seguindo as normas de segurança e prevenção ao covid-19.

Os Meios de Hospedagem ( hotéis, hostels e pousadas ) iniciaram a retomada na segunda quinzena de junho de 2020 e seguem abertos e funcionando em sua totalidade desde então já o ecoturismo a retomada foi iniciada em julho de 2020 com todos os protocolos de segurança sugeridos pela Associação Brasileira de Ecoturismo ABETA. A retomada foi gradual e nas primeiras semanas os grupos eram limitados, aos poucos as empresas se adaptaram e conseguem trabalhar de forma segura seguindo os protocolos básicos de uso de máscara, distanciamento social e uso frequente de álcool em gel, as empresas de atividades específicas como mergulho tem protocolos mais rígidos.



Viajar durante a pandemia ?


5 dicas para viajar durante a pandemia


Quando ficou claro que a pandemia teria duração elevada foi notado que a contenção das pessoas seria uma tarefa difícil, cada local com sua característica individual mas São Sebastião é um cidade que tem ambas entradas/saídas em uma rodovia estadual (SP-55) que simplesmente não podem ser contidas, bloqueadas ou interditadas. Como relatado em diversos países europeus com a chegada do verão, as viagens nacionais irão acontecer com mais força, a maioria das pessoas quer e vai voltar a viajar. Mas é preciso fazer do jeito certo, respeitando o momento, a população local e a si mesmo.



Nunca viaje se estiver com sintomas. Se possível faça a testagem antes de sair da sua cidade.

Ao chegar no meio de hospedagem escolhido você terá sua temperatura corporal testada para garantir a ausência de febre e você descobrirá que muita coisa mudou, desde a forma como se comportar na rua e estabelecimentos até o jeito de curtir a praia. É essencial manter distancia das pessoas- inclusive na praia, evite sentar ou passar muito perto e USE MASCARA NA RUA E NOS ESTABELECIMENTOS.


Estamos aos poucos nos adaptando a essa nova forma de viajar, acreditamos que a viajar é uma parte fundamental da vida do ser humano atual e não há nada que substitua a sensação de olhar e conhecer um lugar totalmente novo. Por isso queremos que viajar no novo mundo pós pandemia seja seguro, fácil e para todos. Enquanto isso se cuide, e se precisar viajar escolha viajar com segurança.


A praia vai estar aberta ?


Sim, todas as entradas para a praia estão abertas e as passagens liberadas. A praia é área da marinha e a prefeitura não pode barrar a entrada. Algumas mudanças no jeito de aproveitar a viagem vão ocorrer, e necessário o distanciamento social mesmo na areia, o serviço de praia esta liberado na fase laranja assim como o aluguel de cadeiras e guarda sois. O uso de mascara continua sendo necessário, pelo menos no caminho até a praia.


Os restaurantes e bares também foram liberados para funcionar durante a fase laranja sob restrições, que podem variar de acordo com a fase em que se encontra o município. No momento nos encontramos na fase laranja, os restaurantes estão permitidos a funcionar até as 22h, seguindo as normas de distanciamento e higiene. Todas essas flexibilizações estão sendo feitas com o acompanhamento da equipe da prefeitura, que todos os dias atualiza a situação da reabertura econômica e do desenvolvimento do covid-19 na cidade. Na fase vermelha é permito apenas o delivery.


Oque eu posso fazer?


Além de caminhar na praia, surfar, tomar sol, comer em restaurantes incríveis e curtir o mar você também pode aproveitar para fazer atividades de ecoturismo, que de forma segura completam sua viagem, existem trilhas, rapeis, passeios de bicicleta, passeio de barco, mergulho com cilindro entre outras atividades.


Aqui temos diversos atrativos já liberados para uso turístico, com empresas confiáveis atuando podemos contar com diversos atrativos, como por exemplo:


Trilha dos Mirantes


A famosa trilha entre Maresias e Paúba com a visão panorâmica das duas praias e três mirantes no caminho, além dos mirantes a trilha também dá acesso a uma praia escondida chamada de praia dos pescadores, é uma trilha de fácil acesso e cheia de curiosidades. Durante o percurso as agências locais contam histórias locais, explicam como funciona a pesca tradicional caiçara e apontam diversas características do local que com certeza vão entreter e te aproximar ainda mais desse paraíso. Nessa mesma trilha, seguindo o costão as agências locais operam um Rapel para iniciantes com uma visão panorâmica de tirar o fôlego.



Trilha do Ribeirão de Itu


Um circuito de lindas cachoeiras no meio da mata atlântica, a trilha passa por três cachoeiras cada uma com sua característica individual, nessas cachoeiras as agências locais operam atividades de aventura como Rapel e Cayonismo, a trilha até a segunda queda é bem leve e pode ser feita pela família toda, para os mais aventureiros recomendamos uma caminhada extra até a terceira queda.



Rapel do Mirante


Um rapel exuberante no meio de um costão, do lado direito a vista panoramica da praia de pauba e o resto da visão é o azul do mar. São 10 metros de rapel de nivel facil, recomendado para iniciantes e pessoas que querem se divertir e de quebra as fotos ficam lindas.


Bike tour 360º


Para quem gosta de desbravar o mundo e realmente conhecer o destino em que se encontra. Esse passeio te leva para conhecer o bairro de Maresias por dentro e depois para no Poço do Caetano, uma piscina natural do rio de maresias, no fim do passeio conhecemos o canto do Moreira e a piscina natural da praia ( caso as ondas permitam )


Todos os atrativos e passeios citados podem ser contratados por agências locais, segue links para contato: www.maresiastur.com.br e www.makobr.com








3,016 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2020 por Thiago Bertassoni.

para perguntas, orçamentos e reservas:
(12) 99714-1427 / 3865-6324

O Hostel Caiçara I está localizado na praia de Maresias,

Av. Francisco Loup, 500

São Sebastião, SP 11628-115 / hostelcaicaramaresias@gmail.com